Doença da retina, que começa a instalar a partir dos 50 anos de idade, de forma insidiosa, mas de instalação progressiva.
Os doentes referem que por vezes vêm as linhas partidas, sic.
Ao exame médico, verifica-se que há alterações da área da retina chamada macula.
É na macula que estão as células visuais, chamadas cones, que os permitem ver as cores, ver as imagens nítidas, mesmo que para isso precisemos de ter óculos.
Esta função fundamental para ver bem até ao infinito, vai-se perdendo à medida que a doença progride.
Todos deverão fazer exames oftalmológicos com regularidade, mas se aparecerem alterações suspeitas, é urgente ser observado. Na fase inicial podemos recorrer a tratamento com vitaminas em doses fortes.
Têm de ser efetuados exames, angiografia fluorescência e OCT., para esclarecimento da doença, pois há outras que podem atingir esta área da retina
Havendo alterações estruturais da retina/macula, podem ser feitos tratamentos com medicamentos injetados nos olhos ou por vezes laser térmico.
Quem vier a sofrer desta doença, se não for diagnosticada precocemente, para efetuar os tratamentos que estão indicados, perderá visão de longe e fica incapacitado de ler, marcar números do telefone, enfim dependente de tudo, para atividades pessoais ou profissionais.