Glaucoma é uma doença ocular reconhecida há muitas centenas de anos. A palavra significa “verde”porque era esse o aspeto dos olhos que cegavam por glaucoma.

Hoje falo-vos da importância de consultar o médico oftalmologista a partir dos 40 anos de idade e mais cedo se houver história familiar desta doença.

Entre os vários tipos de glaucoma, hoje vou falar da forma aguda, que surge como uma crise dolorosa de aparecimento súbito. Dor equivalente ao do enfarte agudo do coração e que exige tratamento urgente. Nesta situação clínica devem recorrer ao serviço de urgência. É mais frequente nos orientais.

Há também a forma menos grave a que chamamos sub-aguda, em que há redução transitório da visão, acompanhada de dore ocular ligeira ou moderada. É uma forma intermitente que surge por episódios ao longo da vida e que se repete e que também provoca a cegueira, como afinal todas as formas de doença.

Há ainda a forma cronica, que é assintomática, por alterações anatômicas do globo ocular, de forma progressiva.

Portanto meus amigos, é importante, ser observado por médico da especialidade e não basta medir a Tensão Ocular nos oculistas, porque para além do erro inerente ao método de medição, só a observação médica poderá dar-vos segurança e assim prevenir as consequências graves desta doença.

É a doença que mais cegueira provoca no mundo.

Sampaio da Veiga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.